Atalho do Facebook

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Retornando ao começo do início

Capítulo IV
E é nesse ponto que retornamos ao início desse livro.
Como foi mesmo que eu comecei a contar? Ah, sim...
Era noite de sexta feira, e eu estava na faculdade. Era a primeira sexta feira do semestre e, portanto, a primeira aula da matéria de História das Artes.
Como em qualquer escola, de qualquer lugar, e em qualquer grau de formação, a primeira coisa que a nova professora fez foi pedir que nos apresentássemos.
Um por um nos levantamos - alguns fazendo graça, a maioria morrendo de vergonha - e dissemos nossos nomes e em qual cidade morávamos.
Em seguida a professora começou a ladainha sobre o quão útil era a matéria que iria ministrar durante o semestre, como a Arte era importante em nossas vidas e como a sociedade estava se tornando cada vez mais alienada nesses aspectos.
Sabe, eu não tenho nada contra Arte, bem ao contrário, eu adoro ir a exposições de pinturas, teatro, cinema, etc.
E a História? Eu sempre gostei dessa matéria. Mas aquela professora me pareceu tão monótona, com seus discursinhos tão batidos e perguntinhas tão obvias que me fez pensar de imediato o quão chatas seriam minhas sextas feiras naquele fim de ano.
Para completar, nos últimos minutos de aula ela pediu que escrevêssemos um texto sobre o tema: O que é arte para mim?
Bom, aqui está o texto mais puxa-saco que eu já fiz na vida:

O que é arte para mim?
Ou melhor: o que é Arte para mim? Afinal, é preciso imprimi-la ao papel com letra maiúscula. É assim que eu a vejo.
Por toda a minha infância, por mais que eu tente me lembrar e procurar, não há canto que eu olhe nessa parte da minha história que me faça dizer que eu conhecia Arte. Porém, hoje, ela é parte de mim e acredito poder dizer que é um dos combustíveis que me movem.
Conheci museus e, com eles, a Arte. Conheci o cinema, o teatro e a dança e, com eles, a Arte. Conheci os livros! Sim, muitos livros que, para mim são uma das mais belas artes. Os livros que consomem meu tempo e tornam agradável minha vida.
Enfim, arte – Arte – ARTE é o meu presente e sonho de futuro perfeito, pois o Jornalismo é uma Arte!

Passados dois meses do segundo semestre de faculdade, percebi que essa matéria não seria tão chata quanto pensei. Percebo agora, também, que é preciso aproveitar cada um dos momentos, pois isso é parte dessa grande experiência que chamamos viver. Portanto: Divirta-se.


Está achando que acabou não é?! Não mesmo... Isso é só o começo!

Um comentário:

  1. Jeh...
    não sei se o objetivo é receber comentários, mas cá estou. Li e adorei, QUERO MAIS!
    Parabéns amiga! Sem dúvidas você será uma grande jornalista, uma grande escritora, uma grande mulher. Te admiro e não é pra pouco, alguns destes capítulos estive muito presente, agora não mais né?! Infelizmente.
    Continue escrevendo só desta forma chegará longe.
    Beijão de sua amiga de hoje e sempre FABI =)

    ResponderExcluir