Atalho do Facebook

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"Quem é você?"

Capítulo II

Uma vez, não me lembro quanto tempo faz isso, mas não deve fazer tanto tempo, pois a conversa não era entre crianças e eu me recordo da situação como uma lembrança satisfatoriamente clara... Enfim: Eu estava conversando com alguns amigos e um deles contava sobre uma entrevista de emprego. Ele dizia que os assistentes de Rh do local haviam preparado diversas perguntas a serem respondidas pelos candidatos sob um propósito qualquer - que aqui não vem ao caso, pois minha intenção não é instruir sobre formas de seleção de profissionais – e que entre as questões havia uma bastante interessante: Quem é você?
No dia, ou noite em questão, todos os presentes, meus colegas, começaram a discutir o assunto. Só que com um objetivo, um alvo de estudos, diferente do meu.
Enquanto todos discutiam quais seriam suas respostas àquela pergunta e qual seria a reposta correta, o que era desejado pelos selecionadores, eu me ocupava de uma investigação profunda. Afinal, quem eu era?
... “Eu sou Jéssica, tenho ** anos”...
... “Sou alta, morena, não muito atraente”...
... “Gosto de filmes, aventura, diversão”...
Afinal, como dizer quem eu sou? Eu deveria fazer uma narração da minha certidão de nascimento; um apanhado de características do site de Procura-se um Amor; ou realizar um processo de classificação com defeito, prazeres e muito mais, tudo organizado por categorias?
Confesso que entrei em pânico. Não era a primeira vez que isso acontecia, nem seria a ultima – hoje sei disso -, mas foi, provavelmente, uma das situações de maior pavor. Ainda não sei se conheço uma resposta adequada.
Prestem atenção antes de criticar essa minha grande dúvida. Eu digo que minha angústia é não saber quem eu sou que, tenho certeza, é bem diferente de o que sou. Afinal, a reposta da segunda questão é bem fácil, outros já descobriram por mim.
Alguns caras malucos - Darwin entre eles - já deram títulos engraçados sobre o que somos: Homo Sapiens - Acho que é algo assim – e dizem que somos resultado de uma divisão na mesma linha evolutiva que deu origem aos macacos, que viemos do mesmo lugar que nossos coleguinhas primatas ... “Que bom que deixamos um bocado dos pelos para trás hem?”
Viram? Essa resposta nós já temos e eu sei. Mas a questão “Quem sou?” ninguém podia responder por mim e eu sentia bem lá no fundo que um dia precisaria descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário