Atalho do Facebook

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Escolhas

Capítulo III
Algum tempo após esse episódio fatídico; sinistro; perturbador, eu me vi a encará-lo novamente. Já estava quase concluindo o ensino médio e era chegada a hora de enfrentar o vestibular, fazer um curso técnico ou ser massacrada pelo mercado de trabalho. Desejei poder dizer: “dane-se o mercado”, mas sabia que isso não ia adiantar.
Prestei provas para um Curso Técnico de Secretariado, passei com louvor em primeiro lugar e logo no primeiro dia me perguntei o que estava fazendo no meio de 40 mulheres loucas, escandalosas, cheias de rosa, enfim, tudo o que uma mulher – ou pelo menos as jovens – tem que ser quando são normais e não estranhas como eu.
Uma semana depois tinha desistido do curso – “disse dane-se ao mercado sem nem ao menos perceber”.

Um semestre depois; outra prova de seleção na escola técnica; outro primeiro lugar e lá estavam eu, meus cadernos, 40 alunos, o professor e a crença de que Administração de Empresas devia ser uma coisa legal de se fazer.
Estudei marketing, contabilidade, logística, direito empresarial; conheci pessoas e fiz amigos; cumpri metade de um curso técnico; fiquei chateada e um bocado infeliz. “Droga! Aquilo não era eu, isso estava claro.” “Disse dane-se ao mercado mais uma vez, e mais uma vez sem perceber”.

2006 acabou, 2007 chegou... E eu continuava não sabendo quem era.

Porém a vontade de escrever, que eu já tinha desde o momento em que li o primeiro livro, só fazia crescer, e eu fui compelida por mim e por influencia de outros a tentar o vestibular no curso de Letras. Afinal, o que seria mais apropriado?
Passei e nem fui realizar a matrícula. Estava cansada de cometer erros e uma vozinha interior - aquela a que chamam sexto sentido - me dizia que seguir com aquilo seria um erro.
Então, após dezenas de tropeços e um ano de trabalho como Agente de Saúde, estava matriculada no curso de Jornalismo. Um curso muito bom do qual eu gosto bastante. Mas sabe aquela idéia de fazer uma faculdade que te prepare para o emprego na área que você gosta? Pois é, agora entendo que não existe uma para o que eu sonho fazer: Eu quero ser escritora. Quero escrever bons romances e tenho quase certeza de que um curso sobre técnicas de redação jornalística, com seu Lide e a pirâmide invertida, tem poucas chances de me ajudar a ser boa nisso.
Agora vocês devem estar achando que eu pretendo chutar mais esse curso, desistir de tudo novamente... Mas não. Eu realmente não pretendo fazer isso. Eu concluirei a faculdade de Jornalismo e pretendo ser a melhor da minha área, pois, apesar desse não ser o meu maior sonho, é um grande desejo que irei realizar e sinto prazer em fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário